Candidato ao Senado, o deputado Chico Leite (Rede) vai propor, como Senador, a descentralização da execução orçamentária do setor de educação para que as escolas públicas recebam diretamente as verbas anuais para a sua manutenção e custeio. Ele quer transformar em lei nacional a experiência do DF que implantou o programa de descentralização administrativa e financeira para todas as escolas do país.

“A defesa da educação está sempre nas ações do nosso mandato. A educação sempre foi e continuará sendo prioridade em nossas lutas, pois ela é a única forma de libertação que não nos submete a outro senhor”, justifica Chico Leite.

A descentralização orçamentária nas escolas também vai beneficiar os profissionais da educação, o professor, o servidor e todos os envolvidos com educação. A descentralização do orçamento das escolas vai melhorar as condições de trabalho e evitar que a burocracia atrase os repasses e deixe as escolas sem a manutenção básica. “A educação é o maior instrumento de libertação que eu conheço”, diz Chico Leite.

Chico Leite é o pioneiro na destinação de recursos diretamente ao Programa de Descentralização Administrativa e Financeira da educação (PDAF) no DF por meio de emendas orçamentárias. Com a nova regra as escolas públicas do DF receberam R$ 9 milhões para utilizar da melhor forma possível, sem necessidade de depender da burocracia do governo.